App da Pet Bunny e Cia Revista

PBC Revista
Powered by Conduit Mobile

Pet Bunny e Cia Revista - Edição 8

A primeira revista especializada em coelhos do Brasil!

Revista Pet Bunny e Cia

Primeira revista virtual especializada em coelhos do Brasil - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Para quem acha que coelho não faz nada além de comer cenouras:

É realmente uma pena algumas pessoas criarem coelhos em gaiolas. Muitos compram os baixinhos, e acham que são verdadeiros comedores de cenoura e alface, distribuidores de "bolinhas" por onde passam, roedores implacáveis, que irão destruir sua mobília e sua casa virá à baixo e por isso precisam ficar presos em gaiolas (subdimensionadas), o dia todo confinados, recebendo migalhas de atenção, de carinho, de amor, com as patinhas apoiadas em grades desconfortáveis que amiúde causam-lhes feridas e sujeitos ao calor por causa da insensibilidade dos seus donos e....
Nossa!!! Pára, pára, pára!!
Primeiro, não estou dizendo que todos os que criam coelhos em gaiolas são insensíveis e que não cuidam direito dos pequenos, mas a maioria é assim, infelizmente. Em pet shops então, é gritante essa situação. Por isso sou contra a venda de animais nesses locais, a não ser que tivessem uma área reservada de realmente adequada para eles, mas não é isso que se vê. São vistos como meras mercadorias e ficam amontoados nas pequenas gaiolas expostos às vezes a um futuro incerto. Tá muito dramático, né? Deixa eu mudar, até porque a idéia não é falar disso e sim das vantagens de se criar um coelho em liberdade dentro de casa.
Quem me acompanha, já sabe que o meu vive solto 24h. Ele tem gaiola, uma grande de 80X60 mas eu deixo como um refúgio pra ele, tem feno de um lado e do outro, eu coloco uma pedra de cerâmica para ele se deitar ou ficar sentadinho, passando um tempo, mas o faz raramente. Praticamente ele nunca a usou, só deixava ele lá durante a noite quando era beem pequeno mas isso durou uns 2 ou 3 dias no máximo, pois a reação dele ao se ver livre, era algo tão tocante, que eu não consegui mantê-lo preso. Mas paguei um preço!! kkkkkkkkkk.
O fato da maioria criar preso, acabam por perder momentos maravilhosos com os seus pequenos.
Coelhos criados soltos ficam mais inteligentes, interagem mais com as pessoas da casa, atendem pelo nome, entendem (por associação) o que estamos falando e são mais felizes e isso, essa felicidade, é contagioooosa!!! Quem já teve a oportunidade de ver um pequeno dando pulinhos no ar de alegria, sabe exatamente do que estou falando.
Nos EUA e em países da Europa, existem competições organizadas, sérias, de coelhos, associações, enfim, é muito comum ter coelhos como pet e lá sabem que podem ser treinados e supreender a muitos!!
O vídeo a seguir, já devo ter postado nos meus blogs algumas vezes, mas é porque é o meu preferido, e acho que de todos os que já vi, é o que melhor demonstra a capacidade de um coelho:

Filhote também aprende!!
Veja:

Tem mais!!

Claro que pra chegar à esse ponto, requer muuuuita paciência, tempo, carinho e amor.
Quando me perguntam, eu digo que sou contra gaiolas, que é preferível um espaço, um cômodo, um quarto sobrando na casa para acomodá-los, fazer um cantinho pra eles, com brinquedos, feno, casinhas de madeira, local arejado... Tuig tem a casa toda pra ele, mas isso porque ele não rói nada e nem fica urinando pela casa. Mas isso não ocorre com todos os coelhos, por isso, é necessário um canto pra eles, mas não uma gaiola. Sempre procuro me imaginar no lugar do outro, e se não é bom pra mim, não é pra nenhum outro ser vivo... seja gente ou seja bicho.

7 comentários:

  1. Oi Gêisa, td bem? Como vai Tuig? Qd puder dá uma passadinha no meu blog q vc vai conhecer meu filho coelho.. É o Mário. Um bjinho e ótimo domingo..

    ResponderExcluir
  2. Olá! concordo com vcsobre deixar esses fofinhos presos. Eu queria muito poder deixar o meu solto o dia todo! Mas eu tenho 3 labradores e um filho de 2 anos!!! Daí já viu né?!?!?!? Mas meu coelho tem uma gaiola beeem grande, e quando meu filho dorme eu solto ele pra correr pela casa! ele tem apenas 2 meses, não tem raça definida mas parece uma "lebre". eu não to conseguindo fazer ele se acostumar com um só lugar pra ele fazer seu xixi e seu cocozinho. Vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  3. É... os cães são uma ameaça, ainda mais labrador, que é caçador por natureza, muito cuidado, tá?
    Bem, dica para o banheirinho... geralmente eles escolhem o cantinho deles... como ainda tem só dois meses, ainda há esperança. Primeiro, ele precisa marcar toda a sua casa, depois vai escolher um cantinho só pra ele. há casos que isso não acontece, mas ele é muito novinho ainda tenha paciência. Qualquer coisa, estou à disposição, tá bom?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que tipo de petisco é esse que pode ser dado?

    Tenho receio de dar algo que faça mal.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Granola sem açúcar, frutas... maçã desidratada também pode, você encontra em supermercados ou lojas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  6. Olá estou querendo comprar um Mini Coelho da raça Fuzzy Lop.. ou então Mini Lion.. e eu queria saber se pode criar eles em um cercadinho para porquinho da india, mais não é aqueles cercadinhos feito em casa de madeira ou sei la..
    ele eu paguei 100 reais no MercadoLivre sabe?? eu ja tive porquinho da india mais ai eu achei que fedia muitooooo e fazia muitooo coco isso foi cançando minha mãe ai agente deu.
    mais ai agora eu quero compar um Mini coelho e o cercadinho esta lá ai eu queria saber se eu posso criar ele(a) lá.. ok e eu adorei o blog ou site sei lá rsrsr e tambem queria saber que se eles só são fofos e enquantam couquer um ou eles são fofos e tambem demonstra carinho pelo dono, atende pelo nome, e essas coisas etc..
    pq um Dia fui comprar meu hamster la no pet shop center marginal ai os hamster estavam perto do mini coelho aii eu vi o mini coelho e me incanteii por eles so que ai eu não tinha falado nada para a minha mãe pq ai agente ja tinha comparado tudo gaiola bebedouro e tudoo para o hamster ai ja não dava mais geito...
    mais ai ela e a minha irmã de 16 anos viu o mini coelho na no pet shop e elas pediram para segurar eles ai a moça do pet shop deixou ai na hora que a minha mãe pegou um e a minha irmã o outro a minha mãe adorou e depois quando eu cheguei em casa eu ouvi ela falando com a minha irmã ela falou assim "ai larrissa vc viu o mini coelho e que fofos" ai depois eu perguntei para ela se ela gostou do mini coelho ela falou que achou eles muito carinhossos mais eu quero saber sua opiniaão ok é 5 perguntas que eu qero te perguntar a primeira é eles femdem?? são carinhosos?? gostam de colo?? atendem pelo nome?? e por ultimo posso criar naquele cercadinho?? Obrigada tchal e desculpa o tamanho do texto rsrsrsr Obrigadinha me responde.. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a melhor forma de lhe responder e pedindo que leia com calma e atenção os artigos do nosso site:http://petbunnyecia.com.br/index.html
      Você vai encontrar todas as respostas. Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato novamente. Obrigada.

      Excluir