App da Pet Bunny e Cia Revista

PBC Revista
Powered by Conduit Mobile

Pet Bunny e Cia Revista - Edição 8

A primeira revista especializada em coelhos do Brasil!

Revista Pet Bunny e Cia

Primeira revista virtual especializada em coelhos do Brasil - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dúvidas - Beatriz

Ola adorei o site, me chamo Beatriz tenho uma coelinha muito linda de 5 meses chamada Lilica e e muito mimada por toda minha familia e vizinhos eu acostumei ela solta dentro de casa por isso tenho um pouco de trabalho em relação a limpeza mas tudo é valido pq a amo muito, ela ja esta aprendendo a fazer xixi no banheirinho apesar de fazer fora acho que com o tempo ela aprende o que pra mim e mais dificil que ela sobe em cima da minha cama e enche de coco e faz xixi mesmo tendo ou nao alguem deitado la, as vezes estou dormindo e acordo com a cama uma bagunca que ela deixae como estou morando temporariamente em um 'aperatamento' estou tendo esse trabalhao com ela e toda vez que saio tenho que levantar a cama pq a noite como ela gosta de ficar num cantinho no banheiro eu a tranco la so a noite mais agora ela aprendeu a abrir a porta kkkk ela e danadinha dai meu unico recurso e a gaiola mas acho ue ela nao aceitara pq ela ja se acostumou solta eu fui tentar acostuma-la na coleira de peitoral so pra ela nao subir nao cama enquanto eu durmo ela ficou muito nervoza enato desisti. O que eu faco????? se nao fosse esse problema tava tudo numa boa eu deixo ela solta, passeio com ela, brinco e tudo mais so nao quero que ela fique tristonha pq eu brigo com ela quando ela sobe mais ela volta entao tenho que ficar atenta toda hora. Bjimmmmmmm espero respostas

Olá, Beatriz. Que bom que gostou do blog, obrigada!
Fiquei feliz por saber que cria a sua Lilica solta dentro de casa, pois sou contra a criá-los em gaiola, mas, existem esses problemas que você relatou.
Vou lhe aconselhar conforme a minha experiência com Tuig.
O sofá e cama sofreram muuuuito com ele, rsrs. Sempre fazia alguma "armação" com papelão para evitar que subisse na cama e no sofá mas parecia que isso atiçava muito mais a curiosidade dele e até se arriscava nas empreitadas e no final, conseguia subir neles e fazer o que não devia. Eu me cansei tanto, que desisti e deixei ele fazer o que quisesse nesses locais proibidos. Não demorou muito, ao chegar em casa, o sofá e a cama estavam sequinhos, sem vestígio algum.
O que acontece: os coelhos são extremamente territorialistas. Uma vez que a casa toda está liberada pra ele, ele precisa dermarcar esse território, e isso é feito através da urina. Ele precisa marcar TODA a casa, todo o local por onde circula, a fim de evitar a invasão de outro coelho, pois assim é na natureza. Depois que ele marca tudo, tá tudo com o cheiro dele, aí sim, ele relaxa e para de fazer isso. Isso requer paciência, não tem jeito. Ou seja, eu abri mão do meu colchão novinho e ficou todo manchado, idem para o sofá. Hoje, ele não faz mais isso, embora, raramente, ele faça xixi na cama, mas o faz quando se chateia comigo por algum motivo. Dizer não à ela também ajuda, mas seja firme, altere o tom da voz pra ela perceber, pois eles detestam sons altos. Mas não grite, apenas seja firme. Ela não ficará chateada com você, relaxe. Dando muito carinho e atenção, não se preocupe, ela vai entender.
Quanto ao uso do banheirinho, ela aprende sim. Questão de tempo e reclamar quando fizer em local errado.
Durante um tempo, Tuig não respeitava minha hora de sono, e subia frequentemente durante à noite. Era terrível. Resolvi fechar a porta: pior. Ele arranhava a porta. O que fiz? Aceitei a situação e com o tempo ele parou. Ficava apenas na sala ou embaixo da minha cama, e às 5 da manhã, subia na cama e pedia carinho, deitava ao meu lado, ficávamos abraçados e é assim até hoje.
Uma vez acostumada com a liberdade, é uma maldade tentar prender. Ela pode ficar deprimida, ficar com problemas de comportamento.
É o preço de se criar um pequeno solto. Mas tenha certeza, a gente ganha muito mais criando eles assim, isso desenvolve a mente deles, ficam mais inteligentes, mais espertos, mais fácil atender pelo nome, atender alguns comandos, é maravilhoso. Crie cantos pra ela se refugiar, pode ser atrás do guarda-roupas, atrás de uma caixa embaixo da cama, uma casinha de madeira, atrás do sofá, enfim, eles se sentem mais seguros, não esqueça que na natureza eles vivem em tocas, já deve ter observado que ela procura lugares apertados pra ficar. Não esqueça de dar muuuito carinho, pegar no colo ainda que ela reclame, ela vai ceder e isso estreita os laços entre vocês, ela vai se sentir mais segura e confiante em você e isso não tem preço!!!
Eles gostam de "arrumar" as nossas camas, é uma graça de se ver.
Enfim, é isso. Não sei se respondi como você esperava, espero que tenha sido clara.
Qualquer coisa pode perguntar novamente.
E mais uma vez: parabéns por criar a sua pequena solta, é uma maldade criá-la em gaiola, prendê-la.

8 comentários:

  1. Oii, obrigada por visitar meu blog e dar a dica da postagem. hehehe
    Já fiz a alteração.
    Teu blog tá lindo...
    Abs.
    Ingrid Louise
    Blog Animal Virtual

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por toda essa informação, eu sinceramente ja esperava que fosse assim esses ultimos 3 dias ela sobiu na cama mas nao fez xixi so um pouquinho de coco heeee so o tempo mesmo, eu a amo muito e percebo que ela ja se apegou a mim e isso me faz sentir muito feliz pq depois que sai de casa nao tive mais bichinho apesar de saber que coelho era trabalhoso quis tentar ela adora toca de papelao mais toda semana tenho que fazer uma nova pq ela destroi e e uma graca ve como ela gosta acho que vou ter que converçar com meu marido pra ele entender que isso vai passar, ele gosta dela so nao gosta da ideia dela fazer xixi na cama mas isso ele vai ter que entender de qualquer jeito pq todo animal da trabalho e ja que futuramente teremos filhos e logico que o trabalho vai ser em dobro entao vamos ter que treinar nossa paciencia com a Lilica. Obrigado por tudo tentarei postar uma foto dela pra voces bjimmmmmmmmmmm Beatriz

    ResponderExcluir
  3. oi eu amei, adorei este site me ajudou muitooooooooo... tirei minhas duvidas
    eu tenho um coelho que é lindo e fofucho
    docil gosta de uma carinho...
    um amorzinho...
    eu quero postar no seu blog a minha foto lhe enviarei assim q eu tirar da maquina pode ser???
    depois volto pra ler tudo do seu site tudo!!!
    quero saber mais e quero tirar outras duvidas

    já estou te seguindo
    visite o meu cantinho tmb se puder...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. crie um celinho do seu site para mim colocar como sites q eu sigo na minha pagina do blog
    na barra lateral...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!
    Ganhei um coelhinho de presente, estou a procura de um veterinário para acompanha-lo percebi que ele está fazendo coco um pouco mole, estou preocupada!Vc pode mim indicar um veterinário para que possa leva-lo!

    ResponderExcluir
  6. Você é de SSA? Aconselho Dr. André, fica na ceasa do Rio Vermelho tel.:9125-4899/9102-9668

    ResponderExcluir
  7. Oii queria tirar umas duvidas, eu quero comprar um Mini coelho , mas queria saber, se é necessario comprar uma gaiolinha nao para deixa-lo preso , mas para ele aprender a fazer xixi ali, e como eu arrumo o cantinho, so com jornal ta bom?

    E no começo pode ser uma caixa de papelão? pois situação financeira ta um pouco dificil rs mas quero mt

    se puder responder por email melhor fernandaping@hotmail.com
    bjs e obg

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fernanda

    Para dar início à educação sanitária do seu futuro coelhinho, é necessário sim ter uma gaiola.
    Que ele fique lá preso até completar os 4 meses. Claro, pode eventualmente soltá-lo, brincar com ele, para se exercitar, mas depois, gaiolinha.
    Após os 4 meses, deixe-o solto pela casa com a gaiola aberta: quando precisar, é lá que ele vai pra fazer suas necessidades. Vai ser o porto seguro dele, tá bom?
    Jornal não pode, tem tinta tóxica e faz mal aos coelhos.
    Espero ter tirado sua dúvida. Agradeço o contato.

    ResponderExcluir